<< voltar

Pergunta nº: 491
31/03/2022 - José Cerri
Consulta: O nome Jaílson deve ser acentuado graficamente?

Resposta:
Pela gramática ortodoxa, a grafia é Jaílson, porque existe uma regra que manda acentuar os paroxítonos terminados em n. Portanto, é correto escrever também com acento gráfico: Cármen, Hamílton, Dêison, Gérson, Gílson, Nélson, Vílson, entre outros nomes que pouco se encontram acentuados.

A explicação para ser desrespeitada essa regra ortográfica é que em português, afora alguns termos científicos, como elétron, nêutron e próton, as palavras paroxítonas ou oxítonas com nasalização final são grafadas com -om ou -ão. Exemplos: rádom; garçom ou garção (e não “garçon”, que é francês).

Ocorre que os nomes de pessoas com a terminação em “son” (filho, em inglês), não se assemelham foneticamente a -são; mas podem ser pronunciados como se o N não existisse. Ou seja, Nilson acaba se tornando Nilso, paroxítona terminada em O, que pela regra não se acentua. Daí que temos Nelson/Nelso(n), como em Celso, Gilson, Jailson, Vilson etc. Até mesmo um nome paroxítono como Jaison não leva acento: por desnecessidade, uma vez que o objetivo da acentuação gráfica é informar e facilitar a leitura das palavras.

<< voltar