Não Tropece na Língua

Número: 197
Data: 04/08/2021
Título: DE PAU-BRASIL A DECRETO-LEI – PLURAL DOS COMPOSTOS

 --- Como escrevo o plural de decreto-lei: decretos-leis ou decretos-lei?” Fabiana Mendonça, Fortaleza/CE

--- Qual o plural de pau-brasil? Devo seguir a regra que diz: para formar o plural dos substantivos compostos apenas as palavras originalmente substantivos, adjetivos e numerais variam. Ficaria então: paus-brasis? paus-braseis? Por que, então, o plural de “papel-moeda” é “papéis-moeda”? Anderson Dias, Joinville/SC

 
O substantivo composto pau-brasil tem dois plurais: paus-brasis e paus-brasil. Como nenhum dos dois soa bem, o melhor mesmo é não pluralizar, dizendo-se por exemplo: 
 
Compramos duas mudas de pau-brasil. 
 
Morreram os três pés de pau-brasil plantados na avenida há cem anos. 
 
Nos arredores da vila ainda existem alguns exemplares de pau-brasil.
 
O plural de decreto-lei era decretos-leis, atendendo assim à regra geral de formação do plural dos substantivos compostos.  Mais tarde se observou que, além de ser um decreto que é também uma lei [regra 1, abaixo], também é possível entender que se trata de um decreto que serve de lei (é decreto com força de lei), razão pela qual se acrescentou aos dicionários a opção decretos-lei [regra 2, abaixo]. 
 
Para entendermos a origem da divergência, precisamos ver a regra de pluralização de substantivo composto com dois substantivos
 
1) Como o substantivo é variável em número, ambos os substantivos vão para o plural quando formam um composto unido por hífen. É o caso de:
 
diretores-presidentes
 
caixeiros-viajantes
 
cirurgiões-dentistas
 
médicos-legistas
 
sócios-gerentes
 
2) Há uma segunda possibilidade de plural quando a palavra composta traz como segundo elemento um substantivo que funciona como determinante do primeiro, isto é, quando ele especifica a função ou o tipo do termo anterior.
 
Veja a diferença: em diretor-presidente temos um diretor que “é” ao mesmo tempo presidente. Já em papel-moeda temos um papel que “serve” de moeda; em banana-prata, o substantivo prata designa o tipo da banana; em papel-carbono, papel-borrão, papel-cópia, papel-jornal, temos vários tipos de serventia do papel. Por isso nestes últimos exemplos temos dois  plurais: papéis-moedas ou papéis-moeda, e não só um plural, como pensava Anderson. 
 
Os substantivos que se enquadram nesta regra 2 são mais abundantes do que os da regra 1.  E entre as duas formas possíveis é mais comum aquela em que se pluraliza apenas o primeiro substantivo. Alguns exemplos de plural duplo: 
 
atividades-fins ou atividades-fim

bananas-maçãs ou bananas-maçã

bolsas-escolas ou bolsas-escola

caminhões-pipas ou caminhões-pipa

edifícios-sedes ou edifícios-sede

horas-aulas ou horas-aula

licenças-prêmios ou licenças-prêmio

palavras-chaves ou palavras-chave

papéis-borrões ou papéis-borrão

papéis-cópias ou papéis-cópia

papéis-jornais ou papéis-jornal

prisões-albergues ou prisões-albergue

seguros-desempregos ou seguros-desemprego

vales-transportes ou vales-transporte