<< voltar

Pergunta nº: 380
26/01/2010 - Elisabete Bigarelli
Consulta: Professora, a palavra multiuso é acentuada? Obrigada

Resposta:
Pois veja só, os novos dicionários (conforme o Acordo Ortográfico) trazem multiusuário, e não multiuso, escapando assim da discussão, o que certamente evidencia a dúvida que paira no ar. Os dicionários menos recentes também fugiram da questão apresentando apenas multiusuário.

Entendo que a palavra composta multiuso não precisa ser acentuada (já que a acentuação tem a finalidade de informar a leitura correta), não porque me agrada mais a forma sem acento gráfico mas pelas seguintes razões:

- diferentemente de reúso, em que a junção de E+U forma um ditongo muito utilizado, a exemplo de meu, teu, réu, sendo o acento importante para marcar o hiato, a junção "iu" leva naturalmente à pronúncia de hiato, como em miúdo, não havendo como confundir com a pronúncia de ditongo [multiuso];
- no entanto, não se colocaria o mesmo acento de miúdo por se tratar de palavra formada por dois elementos autônomos [multi+ uso - cp. "várias múlti se instalaram no país"], tanto é que - não fosse a convenção - se poderia usar um hífen: multi-uso, multi-usuário, multi-reflexão (em vez de multirreflexão) etc.

Não sei o que pode vir a acontecer neste caso. Talvez futuramente tenhamos que nos acostumar a "multiúso".

<< voltar