<< voltar

Pergunta nº: 475
23/08/2018 - Augusta
Consulta: Utilizo as seguintes formas para expressar o futuro:
1) chegarei amanhã
2) vou chegar amanhã
3) chego amanhã de manhã
Vejo muita gente utilizando o auxiliar no futuro do presente - irei chegar amanhã - isso é correto de acordo com a norma culta da língua? O mesmo se aplica ao futuro do pretérito (chegaria e iria chegar)?

Resposta:
Sim, é possível e correto. Ou seja, não há nada na língua portuguesa que proíba ou impeça o falante de dizer: “Em 2050 irei morar na Lua” (em vez de “morarei”), tanto é que muita gente faz uso dessa locução verbal. Isso acontece especialmente quando se trata de tempo futuro mais distante, porque, como ensina Celso Cunha em sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (1985, p. 385 e 449), a locução formada pelo presente do indicativo do verbo IR + o infinitivo do verbo principal é usada para “indicar uma ação futura imediata” ou “a certeza de que ela será realizada em futuro próximo”.
Alguns professores, no entanto, não recomendam o uso do verbo auxiliar IR no futuro do presente por questão de gosto. Assim explica Eduardo Martins (Com Todas as Letras, 1999, p. 48): “Há uma resistência muito grande no Brasil em relação ao futuro simples (irá, fará, dirá, participará), que muitos consideram rebuscado ou pouco eufônico. Acontece que ‘irá participar’ ou ‘irá iniciar’ são futuro, do mesmo modo, equivalendo a ‘participará’ e ‘iniciará’, exatamente as formas que querem se evitar.”
O mesmo se aplica ao futuro do pretérito: pode-se empregar “chegaria” ou “ia chegar” ou “iria chegar”.

<< voltar