Não Tropece na Língua

Número: 288
Data: 21/06/2017
Título: FALTAM TRÊS MESES

 --- Trata-se do verbo bastar. Fico sempre na dúvida ao conjugá-lo. “Bastam alguns minutos e a tarefa estará pronta.” Está correta a construção? Roberta Rangel, Rio de Janeiro/RJ

 

Construção correta, sim, pois o verbo aí está no plural concordando com um sujeito plural [alguns minutos]. Todo mundo sabe que o verbo concorda com seu sujeito. O problema ocorre, porém, por não nos darmos conta de que o substantivo que vem depois do verbo é seu sujeito (o núcleo), embora pareça objeto direto, como no caso do verbo haver impessoal. Por exemplo, em “há perguntas sem resposta”, o substantivo ‘perguntas’ é o objeto direto do verbo haver, que não tem sujeito. Usemos o verbo existir na mesma frase e já teremos ‘perguntas’ como sujeito: “Existem perguntas sem resposta”.
 
Assim é que na nossa fala cotidiana se tornou comum a ocorrência de frases sem a concordância verbal exigida pela gramática normativa. Isso se dá com verbos que, ao serem usados intransitivamente (sem complemento verbal), costumam vir antes do sujeito, como nos exemplos a seguir (o asterisco indica que está errado): 
 
*Segue em anexo os arquivos solicitados.
 
*Basta poucos minutos e estarei pronta.
 
*Falta três meses para o encerramento do curso.
 
*Apareceu na sua casa cinco sujeitos mal-encarados. 
 
*Surgiu de repente vários brotos.
 
*Ainda persiste as dúvidas.
 
*Vejo que permanece no texto algumas falhas. 
 
*Resta menos de dez reais e sobra dólares.
 
*Ficou só dois. 
 
Parece haver nesses casos uma tendência à impessoalização, justificativa que não os torna aceitáveis na linguagem culta. Observa-se também que o reconhecimento do sujeito plural é ainda menor quando ele não está imediatamente depois do verbo (pode se dar a intercalação de outros termos, em geral um adjunto adverbial). 
 
Com esses verbos antecipados é preciso, pois, muita atenção, principalmente com bastar, faltar e seguir. Como dito, as construções acima, pela norma-padrão, não são corretas, devendo o verbo ser pluralizado quando o núcleo do sujeito (abaixo, sublinhado) está no plural:
 
Seguem em anexo os arquivos solicitados.
 
Bastam poucos minutos e estarei pronta.
 
Faltam três meses para o encerramento do curso.
 
Não faltam razões para apoiar o fechamento dos bingos.
 
Apareceram na sua casa cinco sujeitos mal-encarados.
 
Ainda persistem as dúvidas.
 
Surgiram de repente vários brotos.
 
Vejo que permanecem no texto algumas falhas.
 
Restam menos de dez reais e sobram dólares.
 
Ficaramdois.
 
Estando o verbo nessa situação de intransitividade, é bem menos comum o uso da ordem direta, com o sujeito encabeçando a oração: “alguns minutos bastam / três meses faltam para o encerramento / razões não faltam / só dois ficaram” etc., cuja vantagem seria não induzir a nenhum erro gramatical.