Não Tropece na Língua

Número: 017
Data: 21/02/2018
Título: EM OU A PRINCÍPIO E EM ANEXO

O termo princípio se refere tanto a “origem, começo, estreia” quanto a “convicção, modo de ver, opinião que o espírito admite como ponto de partida”, além de “preceito moral, regra, lei”, entre outras acepções. Com as preposições a e em forma duas locuções diferentes, mas que em certos contextos podem até se confundir, a saber:


A PRINCÍPIO: de início, no começo, inicialmente, primeiramente, logo a princípio, de entrada, de começo [ou na gíria, “de cara”]:


Pensamos, a princípio, que se tratava de um animal pré-histórico, mas depois constatamos que era simplesmente uma espécie rara de predador.

A princípio eu não sabia de nada, mas um dia ela me contou tudo.


EM PRINCÍPIO: em tese, em teoria, teoricamente, em termos, de modo geral, antes de qualquer consideração. O dicionário Aurélio esclarece seu significado no verbete tese: “Em tese. De acordo com o que se supõe; em princípio; em teoria”.


Vais assistir ao filme conosco? – Em princípio, vou; mas dependo da confirmação de outro compromisso.

Em princípio não estamos interessados em vender esse imóvel.

“Hoje, reúno duas condições que em princípio se excluem: sou careca e grisalho.” (Otto Lara Resende)


EM ANEXO


--- Ouvi de um colega ser errada a expressão em anexo, bastando colocar “conforme certidão anexa” ou “de acordo com o boletim de ocorrência anexo”, sem o “em”. Gustavo P. F. Piola, Marília/SP


Também eu já ouvi a besteira de que em anexo não existe. Ué, se estamos a discutir a expressão, é porque ela existe! O fato é que há muito tempo o gramático Napoleão Mendes de Almeida escreveu que essa era uma construção errônea: “São espúrias locuções como ‘em absoluto’, ‘em definitivo’, ‘em suspenso’, ‘em anexo’. Em português de lei deverá em lugar delas aparecer ou um advérbio em mente ou o adjetivo com força adverbial: ‘Absolutamente não quero’ – ‘Estou definitivamente decidido a ir’ – ‘Deixei tudo suspenso’.”  (Dicionário de Questões Vernáculas, 1981:93) Exagero dele, que acabou não exemplificando em anexo, até porque “anexamente” não existe mesmo.


A palavra sozinha – anexo – é um adjetivo, portanto variável em gênero e número conforme o substantivo a que se refere. A flexão é obrigatória:


A certidão segue anexa.

As cópias anexas devem ser rubricadas por Vossa Senhoria.

Todas as informações estão contidas no boletim anexo.

Os documentos anexos devem ser preenchidos e devolvidos a esta diretoria.


Outra opção é usar a locução adverbial em anexo. Até recomendo às pessoas que têm alguma dificuldade com a concordância nominal que utilizem sempre a locução, pois aí não há perigo de erro, uma vez que ela fica invariável em qualquer tipo de frase:


A certidão segue em anexo.

As cópias em anexo devem ser rubricadas por Vossa Senhoria.

Todas as informações estão contidas no boletim em anexo.

Os documentos em anexo devem ser preenchidos e devolvidos a esta diretoria.


E não se preocupem: a locução está abonada por muitos gramáticos, como Celso Luft. Quem tiver o Manual de Redação da Presidência da República (1991) pode conferir à pág. 170.


As mesmas orientações valem para a locução em apenso e para o adjetivo apenso.