Não Tropece na Língua

Número: 257
Data: 26/10/2016
Título: COMPARAÇÃO, BERINJELA, APART., LOCUÇÃO PASSIVA

 --- A presença ou ausência da preposição faz alguma diferença em comparações (mais/menos que, mais/menos do que)? S. A., Porto Alegre/RS

 

É possível suprimir a preposição do no caso de comparações com mais e com menos; mas a presença da preposição pode dar mais clareza ao discurso, enquanto que a omissão da preposição pode muitas vezes deixar a frase mais eufônica. Vejamos alguns exemplos:
 
Queremos mais do que isso. / Queremos mais que isso.
 
Pago menos do que isso. / Pago menos que isso.
 
Todos sabem menos do que o gênio. / Todos sabem menos que o gênio.
 
Amigos valem mais do que parentes. / Amigos valem mais que parentes.
 
Ela é mais alta do que ele. / Ela é mais alta que ele.
 
Britney Spears é menos famosa do que Madonna. / Britney Spears é menos famosa que Madonna.
 
 
--- O que você me diz do vocábulo beringela (dic. Houaiss) ou berinjela (dic. Aurélio)... Gilmar Saint Clair Ribeiro, Itatiba/SP
 
É exatamente isto: tanto se vê dicionarizada a grafia berinjela (tb. no dic. Francisco Borba) quanto beringela (tb. no dic. Laudelino Freire), que o revisor ortográfico insiste em arrumar. O Houaiss registra a variante com j, mas prefere com g em vista do uso histórico, esclarecendo ainda que em Portugal escreve-se apenas beringela.
 
É compreensível a vacilação, uma vez que a transcrição da pronúncia árabe foi feita, ao longo dos tempos, de diversas maneiras, pelo fato de j e g representarem o mesmo fonema. Recebemos a palavra através do espanhol, que Antenor Nascentes (Dicionário Etimológico) registra como "berengena" e outros dois como "berenjena" (um traduz por berinjela e outro por beringela). Apesar de o VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa 2009 trazer só a grafia berinjela, ambas as formas devem ser aceitas pelos professores.
 
 
--- A abreviatura correta de apartamento é apto. ou ap.? Roberto Zambrini, São Paulo/SP
 
De acordo com o Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a abreviatura de apartamento é ap. ou apart., mas também é válida a abreviatura apto., usual e correta por tradição.
 
 
--- Costumo empregar as seguintes expressões no plural: devem-se seguir as normas..., podem-se completar os espaços com... etc. Entretanto fui questionada a respeito disso. Suely Moreira, Rio Branco/AC
 
Você está certa ao usar o plural, mas deve ter sido questionada porque em tal caso o emprego do verbo auxiliar no singular – portanto sem a flexão – é muito mais comum no português brasileiro. Quando há locução verbal na voz passiva pronominal ou sintética, valem as duas formas. Portanto, é lícito dizer:
 
Deve-se seguir as normas instituídas pela comissão. ou 
Devem-se seguir as normas...
 
Podem-se completar os espaços com papéis coloridos.
Pode-se usar as toalhas brancas que estão no armário?
 
A explicação gramatical para este assunto se encontra na coluna Não Tropece na Língua 65.