Não Tropece na Língua

Número: 157
Data: 28/10/2020
Título: HÁ DIAS (ATRÁS)

--- Na frase Fui a São Paulo há cinco anos atrás, a palavra “atrás” está empregada corretamente? Augusta Godinho, Rio de Janeiro/RJ


--- Gostaria de saber se dizer há meses atrás é redundante. Se o verbo haver já denota tempo passado, a palavra “atrás” não seria dispensável? Exemplo: letra da música de Raul Seixas  Eu nasci há dez mil anos atrás. Luis Cláudio Rezende, Rio de Janeiro/RJ


Na linguagem culta formal, considera-se um erro de redundância usar há ... atrás nas frases com o verbo haver impessoal que indicam uma ocorrência no passado, num determinado tempo atrás. Existe uma diferença entre “Moro em SP há 20 anos” [tempo transcorrido até o momento atual – verbo no presente] e “Morei em SP há 20 anos (atrás)” [não moro mais – verbo no pretérito]. Em ambas as situações pode-se usar “faz” no lugar de “há”, mas só nos interessa agora o último caso, o do passado, como nos seguintes exemplos:


Há/Faz dois dias chegamos de Ouro Preto.

Todos receberam seu financiamento há/faz 10 meses.

Ele entrou na fila para comprar ingresso há/faz pouco tempo.

Há/Faz um século, havia cerca de 80 mil tigres no mundo.


Então, se ninguém diz *receberam seu financiamento faz 10 meses atrás ou *entrou na fila faz pouco tempo atrás, por que é que a maioria das pessoas fala “receberam seu financiamento há 10 meses atrás”  ou “entrou na fila há pouco tempo atrás”?


A resposta é que tem o mesmo som de a (preposição utilizada para indicar tempo futuro), e na fala pode passar despercebido para o ouvinte. Assim, atrás vale como um reforço para a audição; deixa bem claro a quem ouve que se trata de um tempo passado, anterior, que ficou para trás. Na linguagem falada, por conseguinte, é até admissível a fórmula redundante. Como música é som, é para ser ouvida, está explicada a frase de Raul Seixas.


Entretanto, na escrita é fácil perceber o tempo que está sendo usado, desde que a grafia esteja correta: (e não a). Por isso basta usar um ou outro termo:


Entrou na fila há horas. = Entrou na fila horas atrás.

Os egípcios usaram esse unguento cinco mil anos.

Até poucos anos atrás, o genoma não era conhecido fora das universidades.

Jura que10 meses todos receberam seu pagamento.


HAVIA/FAZIA


--- Tenho notado nas revistas e jornais o uso de “estava na Amazônia havia um ano”. Por que não ... há um ano? É erro ou estilo? Adalberto Tostes, Taquara/RS


Está corretíssimo, porque aí se trata de um tempo transcorrido no passado e que termina no passado: o sujeito estava na Amazônia havia (ou fazia) um ano quando alguma coisa aconteceu que interrompeu essa passagem do tempo. Note que os verbos de todas as orações estão no pretérito:


Havia [ou Fazia] menos de um ano que Militão estava no Brasil quando perpetrou o crime contra seus compatriotas.

Convidado para o torneio de simples, que não disputava havia três anos, Oncins foi eliminado pelo tcheco Jan Vacek.

Juntos havia 18 anos, os dois famosos se divorciaram na semana passada.

Em 1948, Ben Gurion proclamou a instalação do Estado de Israel. No ano anterior a Assembleia Geral da ONU aprovara a criação de uma pátria para os judeus, dispersados pelo mundo havia dois mil anos.