Não Tropece na Língua

Número: 138
Data: 17/06/2020
Título: EM VEZ DE, QUANDO MAIS NÃO SEJA, PERSONAGEM

--- Gostaria de receber informações sobre o uso das formas em vez de e ao invés de. Luiz Antonio Caldeira Coelho, Belo Horizonte/MG


Na teoria, temos o seguinte:


. em vez de significa em lugar de; dá ideia de substituição: ficar em casa em vez de ir à escola; beber cerveja em vez de refrigerante; usar 11 cadeiras em vez de 12;

. ao invés de significa ao contrário; indica situação oposta: ao invés de ajudar-me, seu gesto me prejudicou; subiu ao invés de descer; compareceu o pessoal da direita ao invés da esquerda.


Isso é o que dizem os livros e manuais de gramática. Na prática, porém, nem sempre essa distinção é clara, isso porque toda ideia de oposição implica uma coisa no lugar de outra, o que dá margem ao uso de “em vez de” – ou mesmo “no lugar de” – em qualquer situação. Vamos conferir:


Seu gesto me prejudicou em vez de me ajudar.

Em vez da direita, quem compareceu ao comício foi a esquerda.

Ela subiu a rampa em vez de descê-la.


O gramático Napoleão Mendes de Almeida (Dicionário de Questões Vernáculas, 1981:26) diz textualmente: “A primeira locução – em vez de – pode ser usada nos dois casos; a segunda, que se prende ao étimo inverse (inversamente), denota sempre contraste, oposição; não pode ser empregada como simples sinônima da primeira.” Daí se conclui que utilizar apenas (ou pelo menos em caso de dúvida) a expressão em vez de significa estar sempre certo.


E para quem sabe inglês, devo chamar a atenção de que a tradução de ambas as locuções é uma só: instead of, o que mostra mais uma vez o artificialismo da “diferença” entre elas. Portanto, chega de insistir o professor em rotular de erro o que não é.


--- Nunca sei se devo escrever “quando ou quanto mais não seja”. Marisa Pinto, São Paulo/SP

--- Que valor semântico possui a expressão “tanto mais não fosse” [ou seja, no presente] que eu encontro principalmente nos clássicos da literatura? N.M., João Pessoa /PB


Use a primeira, com d. Há duas opções corretas, com quando e com tanto (daí o cruzamento que leva a “quanto”): quando mais não seja e tanto mais não seja. Essa locução tem valor condicional ou concessivo. Vale aproximadamente por se não for (para) outra coisa, nem que seja (no passado: nem que fosse). Exemplos:


Convém protestar, quando mais não seja para provar que estamos vivos.

Embora sonolenta, pretende recitar todos os versos de cor, tanto mais não seja para agradar à tia, empertigada na primeira fila do teatro.

Gomes até recebera oferta para trabalhar com um primo riquíssimo que morava em Santos; disse que iria aceitá-la, tanto mais não fosse para provar aos parentes que tinha o seu valor.


--- Personagem é um substantivo comum de dois? Diz-se um e uma personagem? F. G., Belo Horizonte/MG


Sim. Já que se trata de substantivo de dois gêneros, podemos dizer um/o personagem ou uma/a personagem, indiferentemente, seja a referência a homem ou mulher.