Não Tropece na Língua

Número: 130
Data: 22/04/2020
Título: ACONTECEU NOS ANOS 80

--- Tais fatos foram comuns nos anos 80. Haveria concordância com 80? Em caso afirmativo, como ficaria a mesma frase se, em lugar de 80, fosse 10? U. R., Brasília/DF


Resumidamente, podemos afirmar que em português não se altera o algarismo [80s, 20s, vintes, dez] para fazer a concordância com “anos”, porque em anos 80 se subentende o termo década, isto é, trata-se do período compreendido entre 1980 e 1989 = nos anos [da década de] 80.


Leitor de Imperatriz/MA também discute a questão, asseverando que é legítimo o uso de “anos oitentas ou 80’s”, porque os numerais flexionam no plural: zeros, uns, noves etc. (o nº 10 não muda no plural).


Em primeiro lugar me parece que o aparecimento do S se deve mais a uma imitação da língua inglesa do que à flexão dos números, pois esse plural é rarissimamente usado e não soa nada bem; quer dizer, não é por tradição nossa, nem por hábito que deveríamos falar em *anos vintes, anos trintas e anos dez*.


Em segundo lugar, precisamos observar que nós já temos o plural assinalado na palavra antecedente (“anos” ou o coletivo “década”), o que não acontece no inglês. Vejamos, em frases extraídas da revista My Generation (Mass./USA, July-August 2002), que não aparece a palavra “years” ou “decade”:


In the mid-1980s he won city contracts.
In the 1970s and ’80s…
By the early 1960s…
Roberts had spent most of his 20s and 30s as a Krishna missionary to Brazil.


Bem, sabe-se que língua é convenção. E até numa mesma língua as convenções podem diferir de um país para outro. Em Portugal também não se usa esse s, mas é habitualmente escrito por extenso: nos anos sessenta, na década de quarenta...  Já no Brasil preferimos a representação por algarismos, que é mais visual, e em geral usando apenas os dois últimos algarismos do ano:


O livro traz a política e a memória do debate educacional dos anos 30.

Desde o final dos anos 80, tínhamos cerca de um milhão de experiências de introdução do audiovisual no ensino superior para examinar e comparar.

A obra de McLuhan ainda está viva – talvez hoje mais do que nos anos 60, embora em grande parte subsumida em escritos de outros autores.

Entre as décadas de 30 e 40 começa a instituir-se o parque fabril nacional.

Empenhou-se pelas liberdades civis na década de 70.


Com a entrada do séc. 21, já está havendo certa preocupação com a clareza dos textos a serem lidos no futuro, pois então se poderá questionar se a “década de 20” se refere a 1920 ou a 2020. Assim – e especialmente em textos que tratem ao mesmo tempo dos séculos 19 e 20 –, visando evitar qualquer ambiguidade, pode-se escrever o ano por inteiro. Observe nos exemplos seguintes que há duas opções, com e sem a preposição “de” no caso dos anos:


Nos anos 1970, o Paraná sofreu a expulsão dos camponeses de suas terras.

O ponto alto de sua obra se localiza nos anos de 1880 e 1890.

No início dos anos de 1980, seus apelos para o fim da Guerra Fria lhe deram notoriedade internacional.

Os grupos editoriais no final da década de 1950 foram influenciados por E. P. Thompson.

Uma análise dos livros encontrados no Colégio Coração de Jesus, cuja publicação aconteceu entre os anos de 1933 e 1949, pode mostrar a eficiência da estratégia de regrar a sedução exercida pelo escolanovismo sobre o professorado.