Não Tropece na Língua

Número: 121
Data: 19/02/2020
Título: ESTADA OU ESTADIA, SPA, IOGA

  --- A palavra correta é estada ou estadia quando você quer dizer a permanência em um hotel ou outro lugar? Maria Helena Prezoto Ferrari, São Paulo/SP

Tanto faz. Já se foi o tempo em que era rigorosa a distinção entre os dois termos: estadia era só para navio, estada para os demais casos. Mas, até por uma questão de eufonia, passou-se a usar estadia para qualquer tipo de permanência, de carro em estacionamento a pessoa em hotel. Finalmente, eis que o dicionário Houaiss avaliza o uso corrente:


ESTADA é o ato de estar, de permanecer em algum lugar:


Durante a sua estada no poder, o Presidente fez várias viagens ao exterior.

Sua estada na ilha foi gratificante, disse ele.

Consideramos nossa estada na Inglaterra muito proveitosa em termos culturais.


ESTADIA significa “permanência, estada por tempo determinado”; ou período de tempo autorizado de um navio mercante num porto, o mesmo que estalia. Exemplos:

 

A Secretaria a Saúde vai custear sua estadia em Curitiba durante o curso.
A estadia no campo deixou o pessoal mais relaxado.

Um dos momentos mais emocionantes da estadia do cantor em Baltimore foi quando ele viu o vídeo de um show que Leonardo fez sozinho em Santa Catarina.


--- Há vários anos, tenho tentado, através de leitura, indagações e consultas variadas, saber o que significam as letras de SPA. Um sem-número de pessoas pronunciam e repetem
spa´s e nunca mencionam o significado das letras. Vocês poderiam desvendar-me esse mistério? Amilton de Moraes Varella, São Paulo/SP

SPA é o nome que se dá a uma estância hidromineral, hotel distante das cidades ou grande estabelecimento comercial que oferece um tratamento integrado de saúde e beleza. Essa designação é comumente associada à cidade de Spa, antiga e famosa estância hidromineral localizada no leste da Bélgica. As três letras são as iniciais da expressão latina “Salutae Per Aquam”, que quer dizer “saúde ou cura pela água”. Observe o plural sem apóstrofo:

 

Fagundes conseguiu voltar à boa forma depois da permanência de três dias num spa.

Simon & Cia. pretende investir na construção de dois spas em São Paulo.

 

--- Gostaria de saber se a palavra yoga ou ioga é usada no feminino ou masculino? Devo acentuá-la (yôga) como já vi? E qual a pronúncia correta? Adroaldo de Andrade, São José/SC

 

Em português a palavra é feminina e escrita com i. Sua pronúncia pode ser aberta /ióga/, pela nossa tendência a pronunciar o ó aberto, ou fechada /iôga/, como sabe todo bom praticante iogue, por causa de sua origem no sânscrito, língua em que não ocorre o som aberto ó. Também é a etimologia que explica a grafia com y e o uso de o yoga, pois as palavras sânscritas terminadas em a geralmente pertencem ao gênero masculino.

Resumindo: em português brasileiro se diz a ioga; em “português-sânscrito”, o yoga (sem necessidade de se colocar o acento circunflexo informativo da pronúncia).

Ioga quer dizer “união”. Em sânscrito, yoga era palavra também utilizada para designar a canga ou jugo de madeira usado para prender uma junta de bois. Daí o significado de união: da natureza com o Espírito, do humano com o Absoluto, da alma com Deus.