Não Tropece na Língua

Número: 059
Data: 12/12/2018
Título: SÍMBOLOS E UNIDADES DE MEDIDA + SOBRE

A norma oficial estabelece que a forma abreviada dos símbolos científicos e unidades padronizadas de medida seja escrita sem ponto. Algumas foram registradas em maiúscula – como K (potássio), Kr (criptônio), Y (ítrio) – outras em minúsculas, tal qual sen (seno) e g (grama), por exemplo. A grafia para o singular e o plural é a mesma: sem o acréscimo de s ou de qualquer outra letra: nada de *mts para metros, ou *hrs para horas.


Eis uma pequena relação das abreviaturas mais usadas: 1 km, 3 m, 4 cm, 5 mm; 6 kg, 7 g, 8 mg; 9 kl, 10 dl, 12 ml. No caso de litro apenas, como o l minúsculo pode ser confundido com 1 (um), convencionou-se usá-lo em maiúscula ou em itálico: 1 L, 20 l.


Deixa-se um espaço entre o valor numérico e a unidade, a menos que haja uma combinação de dois elementos, como por exemplo metro e centímetro:


Ele tem um sítio a 6 km de Imperatriz.

Recomenda-se a ingestão diária de 0,5 g de ácido ascórbico.

Havia 6 ha de terras ainda devolutas.

O motor possuía 45 hp e funcionava a contento.

Às 18h30min acontecerá o jogo decisivo.

O pássaro encontrava-se exatamente a 3m18cm do predador.


Devo registrar que no caso das horas cheias, a despeito da recomendação do Inmetro, esse espaço vem sendo abolido, sendo portanto válido escrever também: 8h, 10h, 22h.


A palavra quilômetro(s) pode receber inicial maiúscula quando assume o caráter de nome próprio, ou seja, ao se referir a uma determinada localidade na estrada:


O acidente aconteceu no Km 380 da BR 203.


Escrevem-se por extenso as unidades padronizadas de pesos e medidas – metro, milímetro, litro, grama – quando enunciadas isoladamente:


Cada metro de terra, cada litro de água, tudo era levado em conta no assentamento.

Percorreu a pé os poucos quilômetros da estrada.


SOBRE SER


Sobre ser leal e atencioso, o mordomo reunia as qualidades do zelo e da minúcia.


Estranhável à primeira vista, a construção frasal está perfeita. A preposição sobre, a par do seu sentido usual de “em/por cima, acima de, em posição superior, relativamente a, acerca de”, entre outros menos votados, significa além de. Mais dois exemplos:


Sobre serem dóceis, as duas gatas eram lindas e espertas.

A interpretação lógica é aquela que, sobre examinar a lei em conexão com as demais, investiga-lhe também as condições e os fundamentos de sua origem e elaboração.