Não Tropece na Língua

Número: 245
Data: 03/08/2016
Título: FAZER AS VEZES DE ANCIANATO + FORMIDÁVEL

--- A expressão “fazem as vezes” significa fazer a vontade? Exemplo: as partes fazem as vezes do todo. Leonardo Cavalcante, Rio de Janeiro/RJ

 

Não. O sentido é outro. A expressão fazer as vezes de significa “substituir, servir para o mesmo fim, desempenhar as funções que são de outrem”. Ela se aplica em casos como uma caneca que faz as vezes de vaso, ou uma bacia que vai fazer as vezes de banheira, ou um lençol que pode fazer as vezes de cortina, só para dar alguns exemplos.

 

Tempos atrás saiu em manchete num jornal catarinense: *Albergue faz, às vezes, de casa-lar*. Com a crase e ainda as vírgulas, a frase ficou incompreensível. E o computador também não ajuda: quando se digita “fazer as vezes”, o corretor ortográfico sinaliza em verde o artigo definido “as”, encorajando o uso de um acento grave [às vezes], que desse modo se torna uma locução adverbial de tempo, a qual muitas pessoas gostam de colocar entre vírgulas. E foi aí que ocorreu o equívoco. No caso do jornal, ele queria dizer que havia um albergue agindo ou exercendo suas atividades como se fosse uma casa-lar. No exemplo do Leonardo, o significado é de partes que agem pelo todo, partes que desempenham o papel do todo.

 

--- O correto é ancianato ou ancionato? Tenho visto “as duas formas”.  Edmundo José de Bastos Júnior, Florianópolis/SC

 

O termo utilizado para designar uma instituição que abriga anciãos, que presta assistência à pessoa idosa em regime de asilo ou internato, deveria ser escrito com “a”, pois remete a ancião, que deriva do latim vulgar antianus (de antius, ante). Vale notar que se escreve ancianidade (velhice, idade avançada). Ao contrário dos países de língua espanhola, em que se vê com certa frequência a palavra ancianato, ela não é muito comum no Brasil, motivo pelo qual ainda não se encontra em nenhum dicionário brasileiro. 

 

Todavia, alguns desses lares ou casas de repouso adotaram – sem dúvida por falta de um registro oficial em que teriam podido se basear – a grafia “ancionato”, cuja pronúncia é quase igual a ancianato e lembra pensionato (mas pensionato se escreve com “o” em razão do latim pensionis). Enfim, como nenhum dos dois termos está dicionarizado, se for para inovar, que se use a palavra ancianato.

 

--- Gostaria de saber o verdadeiro sentido da palavra formidável. Hermínia Prado Lopes, Praia Grande/SP

 

A palavra formidável possui dois significados diferentes:

     1. Que suscita admiração, extremamente belo ou bom, magnífico, ótimo, excelente, fantástico.

     2. Que inspira grande medo, pavor; assustador.

 

Hoje em dia, a segunda acepção é praticamente desconhecida e desusada no Brasil, apesar de ser negativo o sentido original – formidável vem do latim formidabilis = temível, terrível. Ocorre que, na sua viagem pelo tempo, as palavras podem tomar uma direção oposta ao significado que tinham quando surgiram. Basta ver que em inglês se exclama “terrific” quando uma coisa é ótima, genial, formidável.