Não Tropece na Língua

Número: 219
Data: 03/02/2016
Título: IMPRIMIR E DEPARAR

--- Gostaria de saber se o verbo imprimir tem particípio regular e irregular: impresso e/ou imprimido? Paolo Colosso, Campinas/SP

 

Existem os dois particípios, sim. Mas eles não podem ser usados aleatoriamente: o emprego depende do significado do verbo. Quando imprimir quer dizer incutir, infundir, produzir movimento, só tem o particípio em -ido.  Usa-se imprimido, então, com qualquer auxiliar:

 

Este governo tem imprimido pouca velocidade aos seus projetos.
 

Justificaram sua atitude ao dizer que a fisionomia austera do chefe havia imprimido neles profundo medo.
 

Foi recentemente nomeado para a Companhia de Saneamento, entidade à qual foi imprimida uma boa política de preservação ambiental.

 

Com o significado de fazer a impressão (gráfica), publicar, gravar, estampar, o verbo imprimir possui duplo particípio, usado convencionalmente: o regular [imprimido] com os auxiliares ter e haver, ou seja, na voz ativa, e o particípio irregular [impresso] com os auxiliares ser e estar, isto é, na voz passiva:

 

Este governo tem imprimido suas publicações na empresa vencedora da licitação.
 

Todos haviam imprimido a marca de suas mãos na tela a ser exposta ao público.
 

Os cartazes para esta eleição não serão impressos nas oficinas do Estado. 
 

O diário oficial tinha sido impresso quando pediram para sustar sua divulgação. 
 

As estampas já estão impressas, só falta embalá-las.

 

--- Na revisão de redações jurídicas, costumo ter dificuldade para usar o verbo deparar. Como devo fazer na frase Depara-se a (ou com a) inocuidade dos documentos apresentados para confronto? O sentido é de que tais documentos não servem para a finalidade proposta. Não há sujeito para o verbo. Andréa, Brasília/DF

 

O verbo deparar pode ser transitivo direto (sem a preposição), que é uma forma menos comum, ou indireto (com a preposição com); neste último caso, ele também pode ser usado pronominalmente, isto é, acompanhado dos pronomes me, te, se, nos. Vejamos exemplos das diversas possibilidades de uso:

 

Nunca havia deparado um quebra-cabeças tão complicado.
 

Foi tateando no escuro até que deparou com o comutador de luz.
 

Às vezes deparamo-nos com preconceitos nunca imaginados.
 

Ela busca ajuda profissional quando se depara com situações mais difíceis.

 

Sendo assim, Andréa, na voz passiva pronominal você tem as seguintes opções, singular e plural (o verbo é transitivo direto):

Depara-se a inocuidade dos documentos.

Deparam-se documentos inócuos.

 

E você pode também construir a frase com sujeito indeterminado (observe a preposição, característica do verbo transitivo indireto):

Depara-se com a inocuidade dos documentos.

Depara-se com documentos inócuos.