Não Tropece na Língua

Número: 006
Data: 06/12/2017
Título: CONCORDÂNCIA E ACENTOS: QUÓRUM, FÓRUM, CÂMPUS, HÁBITAT

A matéria deixou de ser votada por falta de quórum.

Havia esquecido os documentos no Fórum, lembrou-se depois.


Reza a gramática que devem ser acentuadas todas as palavras paroxítonas terminadas em I, IS, US, UM, UNS, como júri, lápis, bônus, álbum, álbuns. Daí o acento agudo em quórum e fórum, pois são palavras de origem latina que foram aportuguesadas. Antigamente elas eram escritas em latim, o que exigia sua grafia em itálico ou sublinhada: quorum, forum.


Igualmente deve-se acentuar a palavra câmpus em português, sendo idêntico o plural. Muitas editoras já adotam essa grafia, embora ela esteja dicionarizada apenas como latim, cujo plural é campi. Neste caso deve-se usar o itálico:


Dirigiu-se ao campus da UFSCar tão logo chegou a São Carlos.


Mas, se preferir, escreva:


Dirigiu-se ao câmpus da UFSCar tão logo chegou a São Carlos.


Em suma, temos: câmpus/câmpus ou campus/campi.


Outro caso é o do latim habitat. A exemplo de déficit e superávit, termos latinos que vêm sendo acentuados graficamente para informação da pronúncia, hábitat também recebe acentuação, dispensando assim o itálico ou grifo pertinente a palavras estrangeiras. Exemplo:


Os wapixanas estão se defendendo da exploração e ganância de pessoas e laboratórios sobre os conhecimentos e recursos do hábitat indígena.


VERBO ANTECIPADO AO SUJEITO COMPOSTO

A base da concordância verbal é, resumidamente: sujeito simples com um só núcleo no singular – verbo no singular [João saiu]; com um só núcleo no plural – verbo no plural [Elas saíram]; sujeito composto (formado por mais de um núcleo) – verbo no plural [João e Maria saíram].


Contudo, existe um caso em que o verbo pode ficar no singular mesmo se referindo a um sujeito composto: é quando se coloca o verbo na frente do sujeito, contrariando a ordem natural que é “sujeito e predicado/verbo”. Antecipado ao sujeito, o verbo pode ou concordar com o núcleo mais próximo ou com o conjunto. Vejamos uma frase com sujeito composto na ordem direta: ”A Lei nº 2.089/88 e demais disposições em contrário ficam revogadas”. Essa mesma frase pode ser construída na ordem indireta de duas maneiras: 


Ficam revogadas a Lei nº 2.089/88 e demais disposições em contrário.

Fica revogada a Lei nº 2.089/88 e demais disposições em contrário.


Ao pluralizar, concordando com o conjunto, você estará mais seguro e evitará possíveis ambiguidades. Todavia, é bom saber que existem as duas possibilidades. Às vezes o singular soa melhor nesses casos de anteposição, e também, por uma questão de estilo, você pode querer usar essa inversão. Exemplos das duas opções (núcleos do sujeito em itálico):


Ali pelo parque sempre passava uma senhora com os sete filhos e várias avós com os netinhos.

A pedido do Governador, redigiu-se novamente o Decreto n° 9.959 e as alterações contratuais dele decorrentes.

Nas mãos não se refletem unicamente a nossa vivência psíquica e o nosso estado anímico.

No livro, narram-se a queda dos preços do café a partir da crise de 1929 e os desmandos do populismo getulista.