<< voltar

Pergunta nº: 309
Anônimo
Consulta: A minha pergunta é sobre a utilização do "porque" ou "por que". As colunas do site já são muito claras, e já entendi tudo a esse respeito, mas restou-me apenas uma dúvida que não consigo tirar em lugar nenhum. Na expressão "mesmo porque", que "porque" eu devo usar? A frase é a seguinte: "Por mim, posso esperar, mesmo (porque) o dinheiro não vai a lugar algum". Nesses casos, como é o "porque", já que não consigo substituí-lo por "pelo qual" nem por "pois".

Resposta:
As palavras MESMO e ATÉ neste caso (mesmo porque, até porque) têm o sentido de reforço. Se as excluir, você pode substituir o PORQUE por POIS:

Por mim, posso esperar, (mesmo) porque o dinheiro não vai a lugar algum.

Por mim, posso esperar, pois o dinheiro não vai a lugar algum.

Enquanto persiste o impasse, os agricultores estão de braços cruzados, (até) porque o governo demora muito para estabelecer as normas.

Enquanto persiste o impasse, os agricultores estão de braços cruzados, pois o governo demora muito para estabelecer as normas.




Outra forma é substituir mentalmente as expressões por PELO FATO DE QUE, locução equivalente a POIS:

Por mim, posso esperar, pelo fato de que o dinheiro não vai a lugar algum.

Enquanto persiste o impasse, os agricultores estão de braços cruzados, pelo fato de que o governo demora muito para estabelecer as normas.

<< voltar