<< voltar

Pergunta nº: 72
28/12/2009 - Fernando da Silva
Consulta: Estou com um pouco de dificuldade para distinguir a diferença entre conjunção subordinativa causal e conjunção coordenativa explicativa. Ambas parecem próximas em significado.

Se possível a explicação, ficarei grato.

Resposta:
De fato, é muito difícil distinguir a oração subordinativa causal da oração coordenativa explicativa quando se usa a conjunção porque ou pois. Isso pelo fato de que às vezes na mesma resposta pode haver uma explicação tanto quanto uma causa. Por exemplo: Pedro não foi jogar futebol porque estava chovendo. A oração “porque estava chovendo” explica por que Pedro não saiu, mas também é a causa de ele não ter podido jogar futebol.

Já quando se utilizam outras conjunções subordinativas (como, já que, uma vez que) não fica dúvida de que se trata de oração subordinada adverbial causal: Como estava chovendo, Pedro não foi jogar futebol. / Já que não estava chovendo, Pedro pôde jogar futebol.

Para quem deseja conhecer melhor as diferenças e gosta de análise sintática, oferecemos as seguintes orientações com base em Adriano da Gama Kury (Lições de Análise Sintática – Teoria e Prática, 1964):

1 – Tendo sempre em mente que a oração subordinada adverbial vale por um adjunto adverbial (o que não acontece com a coordenativa explicativa, sintaticamente independente), tente-se substituir a oração desenvolvida iniciada com que, pois, porque por outra equivalente, reduzida de infinitivo, iniciada pela preposição por. Se isso for possível, sem forçar o sentido, é sinal de que a oração é subordinada causal. Exemplo: Não comprou o carro porque não teve condições = Não comprou o carro por não ter condições.

2 – A oração explicativa, por ser independente, admite pausa forte, que se pode indicar até por
dois-pontos ou ponto-e-vírgula, o que em geral será forçado ou impossível para as causais.

3 – O conectivo, nas orações explicativas, pode ser omitido sem prejuízo da clareza, fazendo-se preceder a oração de dois-pontos, o que, em princípio, não acontece em relação às causais. Ex.: Não comprou o carro: não teve condições. [Veja-se a dificuldade: a mesma frase agora é explicativa]

4 – Na maior parte dos casos, a oração que antecede uma explicativa tem o verbo no imperativo, indicando o tempo futuro: Vá embora logo, pois vai chover.

<< voltar