<< voltar

Pergunta nº: 375
19/12/2009 - Aristides Coelho Neto
Consulta: Gostaria de saber qual a grafia correta: et alli ou et alii. No Google existem 6 vezes mais incidências de 'alli' (com dois eles) do que 'alii' (com dois is).

Resposta:
Para proceder à citação ou referência, num trabalho científico, de uma obra com mais de dois autores (alguns manuais sobre metodologia advogam que, havendo até três autores, todos devem ter seu nome referenciado), menciona-se o sobrenome ou o nome do primeiro acompanhado da expressão latina et alii (dois is), que pode ser abreviada: et al. Exemplos: Segundo Nono et al. (2010) [na citação]; NONO, Michel et alii [na referência].
O fato de existirem tantos "alli" pode ser explicado pela falta de atenção das pessoas a um detalhe de pouca distinção visual - i e l são parecidos graficamente. E depois, com a disseminação do inglês pelo mundo, acaba havendo uma associação mais fácil de "alli" com a palavra inglesa "all" [todos]. Mas o correto mesmo é escrever com dois is.
Aproveito para registrar que se dispensa o tipo itálico em expressões latinas já vulgarizadas, como In, apud, et al., loc. cit., etc.

<< voltar