<< voltar

Pergunta nº: 372
05/10/2009 - Pedro Melcop
Consulta: Tenho dúvidas em relação ao plural de palavras terminadas em x. Já vi em várias gramáticas e dicionários:
-Ficam invariáveis;
-Os oxítonos podem receber -es;
-Os monossílabos podem receber -es;
-Todos podem receber -es;
-Alguns recebem -ces, às vezes na mesma sílaba tônica, às vezes com mudança. Às vezes os plurais em -ces são avaliados como plural da própria palavra, às vezes como da variante em -ce.
Quero saber definitivamente qual é o plural das palavras terminadas em x, se algumas marcas comerciais, como xerox, recebem -es, se palavras "eruditas" vindas do latim recebem -ces, se só nas palavras nas quais o x soa como s deve-se mudar para -ces, se todas as palavras mudam para -ces, ou se todas formas são aceitas. Acho que isso é um assunto de normalização línguistica.

Resposta:
Como são poucas as palavras paroxítonas terminadas em x que utilizamos, ficará mais fácil tratá-las particularmente. Então vejamos:
1. No plural o x se transforma em "ces": tórax - tóraces; fênix - fênices; hélix - hélices (que é o plural de hélice).
2. O final 'ex' passa a "ices": córtex - córtices; dúplex - dúplices (a palavra dúplex usada com o sentido literal de "multiplicado por dois" tem o plural tomado do seu sinônimo "dúplice"; mas se tratando de imóvel, aí oxítona, se o acento agudo, fica invariável: um apartamento duplex, três casas duplex).
3. Mantém-se a mesma forma no plural: o hálux (o dedo grande do pé), os dois hálux; o ônix, os ônix; um xérox, vários xérox; um fax, mais fax (ou também faxes, forma inovada).

<< voltar