<< voltar

Pergunta nº: 360
26/09/2009 - Claudia Moraes
Consulta: Não é bem uma pergunta, mas uma observação. Li no seu mural de visitas sobre a palavra benfeito. Já perguntei à ABL sobre isso e eles me deram a resposta abaixo:
Pergunta [para a Academia Brasileira de Letras]: "Li o texto abaixo e gostaria de saber se a informação procede, já que no VOLP só encontrei a grafia 'benfeito' e classificada como adjetivo. Em sua coluna publicada aos domingos no Estadão, o gramático Evanildo Bea [o responsável pelo Acordo Ortográfico no Brasil] deu a explicação: benfeito deve ser usado como substantivo, bem-feito, como adjetivo, e bem feito, como interjeição. Obrigada, Claudia Moraes" Resposta: "Cláudia, siga a explicação de Evanildo Bea que é a real."
Não sei se ajuda... Aproveito para parabenizá-la. Gosto muito da maneira como você escreve seus artigos.

Resposta:
Agradeço a sua colaboração, Cláudia. Fico satisfeita ao ver este caso equacionado, embora a Academia Brasileira de Letras não o tenha colocado na lista de Correções e Aditamentos a verbetes da 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Mas podemos confiar na informação porque a palavra benfeito só faz sentido mesmo como substantivo, antônimo de "malfeito" - este sim dicionarizado, com o significado de "malefício, malfeitoria, má ação; o que é ruim" (ex.: o malfeito já aconteceu, agora é remediá-lo). Com o sentido oposto poderíamos ter uma frase assim: "Todo benfeito é gratificante a quem o pratica". No mais, continuaremos a escrever: "É um trabalho bem-feito e engenhoso. Contudo, a dona malcriada exclamou: 'Bem feito!' "

<< voltar