<< voltar

Pergunta nº: 348
23/08/2008 - Adroaldo Silva
Consulta: Estive assistindo ao jornal e, a meu ver, o apresentador não seguiu as regras do tempo verbal: O Brasil empata ontem e joga fora a chance de se classificar em primeiro lugar, amanhã joga novamente e disputa o segundo, se perde, fica em terceiro e não vai disputar a competição que é em julho próximo. Está certo?

Resposta:
Existe em estilística o que se chama de "presente histórico", que é o uso do verbo no presente para narrar um fato passado. Mas isso acontece quando pelo menos na primeira frase já se definiu o acontecimento e depois se quer trazer o leitor para próximo dele, como se estivesse vivenciando o fato. Exemplo: "Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 1500. Aportou no litoral da Bahia. Seus homens estavam fatigados. Todavia, de manhã eles descem o barco e vão a terra. Encontram índios à sua espera... tralali, tralalá."
De qualquer forma, não se deve misturar pretérito e presente na mesma frase. E isso não é muito jornalístico. O locutor deveria ter dito, claro: "o Brasil empatou ontem e jogou fora a chance..."
Já o futuro pode ser e é comumente expresso, na linguagem coloquial, por um verbo no presente. Já é mais natural dizer: "Amanhã joga novamente". Entretanto, ficaria mais elegante construir todo esse período com verbo no futuro (inclusive o subjuntivo 'se perder').

<< voltar