<< voltar

Pergunta nº: 347
09/07/2008 - sandro roberto de carvalho
Consulta: Na vida em caserna, há os oficiais e os praças. Assim sendo quando nos referimos aos militares praças, o correto é "o praça" ou "a praça"? Atenciosamente, Sandro

Resposta:
É uma boa pergunta, porque as duas formas são encontradas; mas já advirto que o uso atual traz a distinção: quando se fala de soldado, o substantivo é masculino. Por exemplo:
- Todos os praças foram convocados.
- Viu fotos dos pracinhas que lutaram na Itália na Segunda Guerra Mundial.
- Lá vêm um cabo e um praça.

O dicionário Aurélio ainda registra o gênero feminino quando se trata de "indivíduo que, na hierarquia militar, se situa abaixo de segundo-tenente, e apresenta um exemplo literário do séc. 19: 'Uns fugiam à prisão; outros cuidavam em defender a casa. Mas as praças, loucas de cólera, ... iam invadindo e quebrando tudo' (Aluísio Azevedo, O Cortiço, p. 185)".

No entanto, o dicionário Aulete ensina que nesse caso (posto imediatamente abaixo de segundo-tenente) e no de “militar que não tem graduação ou posto” deve-se dizer "o praça", o que é bem melhor para não criar confusão com "a praça" em seus vários sentidos. Já o Houaiss - lembrando-se agora das mulheres militares - indica “praça” como substantivo de dois gêneros: o praça [homem] e a praça [mulher].

<< voltar