<< voltar

Pergunta nº: 265
09/02/2007 - Roberto Gouvea Silva
Consulta: Uma dúvida a respeito de concordância: ”O dissídio ou convenção coletiva acontecerá no mês de janeiro” ou ”O dissídio ou convenção coletiva acontecerão no mês de janeiro”? Grato pela atenção.

Resposta:
Quando se tem um sujeito composto com dois núcleos ligados por OU, em princípio o verbo vai para o plural, de acordo com as regras de concordância verbal. Mas pode ir para o SINGULAR quando exprime ideia de exclusão, isto é, quando se trata apenas de um ou outro, quando só pode ser um dos elementos, como nestes casos:

Noticiaram que Paulo ou José será o padrinho. [apenas um será padrinho]

Azul ou verde será a cor da escola. [somente uma cor será escolhida]

Não havendo exclusão, ou seja, quando ”tanto faz”, quando se poderia dizer ”tanto um quanto outro”, o verbo vai para o plural. Exemplos:

Ouro ou prata servem - gosto dos dois metais.

Azul ou verde ficam bem nessa parede.

Em geral, quando fica difícil definir se há exatamente exclusão, opta-se pelo plural. Mas não há muito rigor nisso, considerando-se corretas ambas as formas de concordância. Quanto à frase apresentada pelo consulente, há um novo detalhe: esse OU tem o valor de ”ou seja”, marca uma ”disjunção inclusiva”, como por exemplo ”a maneira ou jeito de falar; problemas ou dilemas” (ver, sobre o assunto, Não Tropece na Língua 299 - Ou fábricas de meias ou fábricas de sabão).

<< voltar