<< voltar

Pergunta nº: 471
26/07/2017 - Ricardo Duarte
Consulta: Professora,
Tenho uma dúvida sobre o uso de vírgula antes da conjunção \"como\" em casos como este: "São pratos famosos como o quibe, a esfirra e o tabule." É obrigatório colocar vírgula antes do "como" que introduz exemplos? Obrigado

Resposta:
Depende do contexto, se é mais uma comparação ou uma exemplificação. Neste caso não tem vírgula: "São pratos famosos como o quibe, a esfirra e o tabule”. Observe que os “pratos famosos” não estão determinados. Teria a vírgula se fosse assim: "Fizeram os pratos mais famosos do mundo, como o quibe, a pizza e o fondue”. Então, o que ajuda a distinguir um de outro é a indeterminação, ou a especificação, ou a adjetivação. Apresento mais quatro sentenças com o seu contraponto para que o leitor mesmo analise as diferenças:
Ela não consegue fazer tarefas tão simples como varrer e tirar o pó. / Ela não consegue fazer tarefas bem simples, como varrer, tirar o pó, lavar a louça.

Não gosto de frutas como cupuaçu e mangaba. / Não gosto de frutas cítricas, como limão e acerola.

Adolescente, ela não entende de coisas como amamentar e trocar fraldas. / Adolescente, ela não entende dessas coisas, como amamentar e trocar fraldas.

A paciente é portadora de uma mutação que predispõe a tumores como esse/o de ovário. / A paciente é portadora de uma mutação que predispõe ao câncer de mama (e muitas vezes também a outros tumores, como o de ovário).

<< voltar