<< voltar

Pergunta nº: 74
Anônimo
Consulta: Gostaria de saber a diferença entre o pretérito perfeito e o imperfeito.

Resposta:
Pretérito quer dizer passado. O pretérito perfeito simples (fui, estive, falei, fiquei, vi, pus, fiz, cheguei, disse etc.) indica uma ação completamente produzida ou concluída em um certo momento do passado. Para exprimir uma ação repetida ou contínua, o pret. perfeito exige sempre o acompanhamento de um advérbio ou locução adverbial que transmita essa ideia, como: sempre, todos os dias, frequentemente, muitas vezes etc. Ex.: Sempre tive vontade de conhecer a Austrália; mas, com o dólar nas alturas, acho difícil concretizar esse sonho.
O pretérito imperfeito (era, estava, falava, ficava, via, punha, fazia, chegava, dizia etc.) designa um fato passado mas inacabado, não concluído (”não perfeito”); dá ideia de continuidade ou permanência de duração do processo verbal, motivo pelo qual esse tempo se presta para decisões e narrações de acontecimentos passados. Exemplos:
Quando éramos crianças, íamos ao cinema todo sábado e depois da sessão os adultos nos faziam perguntas sobre as histórias e os artistas. Os cowboys sempre levavam a melhor. Era isso que eu pensava, pelo menos.
Assim, na pergunta ”Onde você esteve?” está implícito um adjunto de tempo como ontem, há pouco, faz meia hora, o dia inteiro etc. E ”Onde você estava?” pressupõe uma circunstância temporal do tipo: quando eu lhe telefonei; no momento em que precisávamos de você; na hora em que foi servido o jantar; quando o reitor a chamou... e assim por diante.

<< voltar