<< voltar

Pergunta nº: 463
11/08/2016 - Sylvio F. Bertoli
Consulta: Cara Professora,
Muito embora eu normalmente não tenha a menor dificuldade em usar MAU (contrário de BOM ) ou MAL ( contrário de BEM) fico em dúvida em casos como estes:- O Brasil chegou em segundo lugar mas chegou. Menos MAL(?) Outro caso:- O resultado do futebol hoje foi menos MAU (?) . Grato Sylvio

Resposta:
Muito bons os dois exemplos! De fato, podemos nos confundir porque no primeiro caso não há um verbo explícito (a frase quer dizer: “é menos ruim que seja assim”), e no segundo o verbo também é de ligação, o qual admite o emprego tanto do substantivo MAU como do advérbio MAL. A ver:
- Ele é mau. > Contrário de Ele é bom. Feminino: Ela é , ela é boa.
- Ele está mal. > Contrário de Ele está bem. Feminino: Ela está mal, ela está bem.
Na dúvida, é sempre interessante usar o artifício da substituição para as palavras mau e mal, justamente porque elas soam iguais, dificultando o seu registro gráfico. Além dos dois substitutos acima assinalados, é possível pensar que MAU é “ruim” e que MAL é “de modo ruim”. Então vejamos:
- O resultado do futebol hoje foi menos ruim (não se diria *foi menos de modo ruim). Portanto: O resultado hoje foi menos mau (contrário: menos bom/favorável).
- O Brasil chegou em segundo lugar mas chegou. Menos ruim! Portanto: Menos mau!
Mais sobre o assunto na coluna Não Tropece na Língua nº 50 – USO DE MAU E MAL - MAIS BEM COLOCADO.

<< voltar