<< voltar

Pergunta nº: 460
22/03/2016 - Fernanda Matos
Consulta: Boa tarde! Quando nos referimos a um funcionário técnico administrativo é preciso utilizar o hífen entre as palavras técnico e administrativo? Em caso positivo, quais são as formas corretas para a flexão de gênero e número? Obrigada!

Resposta:
A grafia depende de como a palavra “técnico” é usada, se na função de substantivo ou de adjetivo: eles são técnicos administrativos, ela é uma técnica administrativa (substantivo); os servidores técnico-administrativos, uma servidora técnico-administrativa (adjetivo).

Nesse último caso a palavra “técnico” forma um adjetivo composto, razão pela qual se escreve com hífen e a flexão própria dos adjetivos compostos:
- Os funcionários técnico-administrativos das Universidades Federais, em greve desde 25 de julho, tiveram mais sorte na negociação.

Entretanto, como já dito, pode-se usar a palavra “técnico” como substantivo seguido de um adjetivo, por isso sem hífen: os técnicos administrativos da universidade... assim como se diz: os técnicos de administração, os técnicos especiais/militares etc. Peço ver caso semelhante na coluna Não Tropece na Língua nº 300 - POLICIAL-MILITAR: SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS COMPOSTOS.

<< voltar