<< voltar

Pergunta nº: 459
18/02/2016 - Meurenir José de Paula
Consulta: Prezada Professora Maria Tereza,
Tenho observado, em muitas leis, decretos, instruções normativas e portarias, o cargo de Secretário Executivo grafado com hífen. Realce-se, inclusive, que a própria lei que criou, o epigrafado cargo encontra-se hifenizado.
O que eu aprendi nos livros de gramática é que, quando houver substantivo + adjetivo e não transmitir ideia diferente, não se usará hífen, a exemplo de Consultor Jurídico, Gerente Financeiro e Diretor Administrativo.
Ante as considerações acima tecidas, solicito-lhe o obséquio de me esclarecer se o cargo de Secretário Executivo deve ser grafado com hífen ou sem hífen. Na expectativa de sua resposta, despeço-me atenciosamente. Meurenir José de Paula

Resposta:
Meurenir, o correto é não hifenizar nesse caso, pois temos em Secretário Executivo um substantivo mais um adjetivo (um secretário que executa), como abordado na coluna Não Tropece na Língua nº 77 – O CASO DO DIRETOR GERAL. Ocorre que os dicionários registram a palavra executivo também como substantivo, o que está certo quando se trata de “indivíduo que ocupa cargo de direção ou de alta responsabilidade em organização comercial ou financeira”. Naturalmente essa acepção não se aplica a uma pessoa que tem capacidade para agir ou para decidir certas funções executivas dentro de uma organização qualquer.
O problema é que a maioria das pessoas que olham um dicionário não sabe distinguir uma coisa de outra: contrataram um novo executivo; fulano assumiu o cargo de secretário executivo; ela é diretora executiva...

<< voltar