<< voltar

Pergunta nº: 454
24/08/2015 - Renato Dórea
Consulta: A "Operação Lava Jato" assim vem sendo grafada desde quando se iniciou. Considerando o aspecto da acepção e o emprego do hífen, não estaria errada a grafia? O correto, segundo a Norma-Padrão, não seria " Lava a Jato"?

Resposta:
Sim. Se fosse para lavar um jato, usaríamos o hífen: lava-jato, assim como se diz lava-louça, lava-pés, lava-pratos. Mas como é o tipo de lavação (com jato), seria [um] lava-a-jato, com hífen para caracterizar a substantivação do termo, porém sem hífen conforme Acordo Ortográfico: lava a jato.
Naturalmente não se pode esperar que a população em geral (a quem o Estado não tem oferecido educação de qualidade) vá escrever dentro do cânone gramatical; as pessoas escrevem como entendem ser correto, por isso se vê o menos complicado lavajato, ou lava jato ou mesmo lava-jato, quando seria também simples acrescentar um a na escrita, vogal que é absorvida na fala pela anterior: lava (a) jato.
Como a "Operação Lava Jato" (ou "Operação Lava-Jato", segundo outros veículos de comunicação) se refere ao local popular onde tudo começou, o artigo foi deixado de lado para seguir a grafia de origem.

<< voltar