<< voltar

Pergunta nº: 451
11/08/2015 - Eduardo Probst
Consulta: Olá, Eminente Professora. Tudo bem?
Dúvida sobre o uso da partícula "se". Em orações na voz passiva, o verbo no gerúndio deve vir ou não acompanhado da partícula "se"? Exemplifica-se:" Vendem-se casas, considerando (ou considerando-se) que estão velhas."
E nas orações em que o sujeito é indeterminado? Exemplo: "
Precisa-se de funcionários, considerando (ou considerando-se) que a empresa está em expansão." Pode-se explicar? Grato pela atenção.

Resposta:
O uso do pronome SE nesse tipo de oração subordinada depende de qual o sujeito do gerúndio. Quando se tem uma oração reduzida de gerúndio sem sujeito explícito, significa que o sujeito dela é o mesmo da oração principal. Neste caso, você usaria “considerando-se” (com o pronome se indicativo de sujeito indeterminado) se a oração principal tivesse uma forma impessoal (voz passiva, sujeito indeterminado). Isso quer dizer que tanto a oração principal quanto a subordinada reduzida devem trazer a marca dessa impessoalidade. Exemplos:

- Considerando-se os argumentos, declarou-se nulo o ato / foi possível declarar nulo o ato.

- Recomenda-se que se use apenas o primeiro dígito.

- Compulsando-se o conjunto probatório produzido, nota-se que...

- Esse cálculo foi feito considerando-se que o tempo de secagem será de três a cinco dias e que a colheita será realizada a cada cinco dias.

- Vendem-se casas, considerando-se que estão velhas.

- Precisa-se de funcionários, considerando-se que a empresa está em expansão.

Quando é que se usa o gerúndio sem o pronome SE? Quando o sujeito do gerúndio é uma pessoa mencionada na oração principal ou implícita no contexto (frase anterior). Em outras palavras, o fato de o gerúndio estar sem o pronome SE significa que o sujeito dele é o mesmo da oração principal:

- Considerando [eu] os argumentos, declaro que....
- Considerando [nós] os argumentos, declaramos que...
- Considerando [o juiz] os argumentos, o juiz declarou nulo o ato.

Ocorre que especificamente com o verbo considerar no gerúndio – talvez por haver considerandos (s.m.) – o pronome SE não faz falta para impessoalizá-lo. É por esse motivo que se admitem frases assim:

- A arrecadação do IPVA, considerando multas, juros e dívida ativa bem como as restituições aos contribuintes, é apresentada no gráfico 11.

- Considerando que a atual forma de extração de cascas de barbatimão tem comprometido a sobrevivência da espécie nos ambientes naturais, são apresentadas recomendações...

<< voltar