<< voltar

Pergunta nº: 441
11/02/2015 - Maria Alice Gonçalves
Consulta: Boa tarde, professora
Poderia, por gentileza, esclarecer a seguinte dúvida: A expressão \"aprender mais sobre matemática\" ou \"aprender sobre matemática\" estão corretas com relação à regência do verbo \"aprender\"? Minha interpretação é de que o verbo Aprender nessa acepção (adquirir conhecimento) poderia ser intransitivo e, portanto, admitir uma locução adverbial começando pela preposição \"sobre\". Não sei se estou correta.
Muito obrigada.

Resposta:
Os dicionários ainda não contemplam “aprender sobre”, que não se enquadra na regência TI ou INT. Eu diria que se trata de verbo TD com o uso de um objeto direto preposicionado (ver Não Tropece na Língua 280 – OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO NO CÓDIGO CIVIL). A preposição é expletiva, usada como clarificadora pelo fato de o objeto direto não vir junto ao verbo, assim como se faz, por exemplo, com o verbo implicar quando o objeto se distancia dele: “Isso implica na maioria das vezes, segundo o gerente, em custos maiores”. Então, o correto é: aprender matemática, aprender ciências, francês...

Entretanto, na hora em que se coloca o MAIS – e sobretudo neste caso, quando “aprender mais matemática” teria outro sentido –, o uso da preposição se faz necessário para mostrar que MAIS aí não é advérbio, ligado ao verbo aprender, mas sim um pronome modificando o substantivo (matemática ou outro). Por isso, por uma questão de clareza, está correto dizer: aprender mais sobre matemática. Tenho visto outras pessoas recorrendo a esta construção. Um exemplo real: “Mulheres de Criciúma, não percam a oportunidade de aprender de graça sobre mecânica básica, manutenção preventiva, direção defensiva e combate a incêndio”.

<< voltar